A pandemia de covid 19 alterou profundamente as relações de trabalho em todo o mundo. O sistema remoto ganhou força e com ele os vínculos sociais precisaram ser adaptados em prol do isolamento social, o que gerou uma crescente de trabalhos em home office.
Com a retomada da “normalidade”, o pós-pandemia acabou herdando algumas consequências da forma de se trabalhar em casa, e a figura do profissional, que antes estava inserida remotamente em sua atividade, precisou retornar ao mundo real, só que nada seria como antes.
Alguns hábitos e efeitos do isolamento permaneceram presentes, obrigando todos a rever alguns conceitos sobre o modelo de trabalho para garantir que as pessoas tenham suas necessidades respeitadas, mas isso nem sempre acontece como deveria e a cobrança vem bem antes da compreensão.
A demanda por produtividade, longas jornadas de trabalho insalubres e os hábitos obtidos no home office, são as maiores dificuldades do profissional no mercado atual. Os efeitos da pandemia foram sobretudo psicológicos.
Em pesquisa divulgada pela Oracle, 87% dos brasileiros que trabalham remotamente identificaram aumento no estresse, queda de produtividade ou comprometimento da saúde mental durante a prática do home office. Um claro sinal de que a experiência do pós pandemia precisa levar em consideração a saúde mental dos profissionais tanto quanto resultados e produtividade.
É necessário que se desenvolvam formas de difundir respeito pelos limites pessoais, bem como a empatia no ambiente de trabalho. Uma vida equilibrada deve conciliar os aspectos pessoais, familiares e profissionais das pessoas, portanto, o diálogo entre colaboradores e gestores deve ocorrer sempre visando o bem-estar de todos.
Do contrário, numa relação de trabalho insalubre, tanto o âmbito familiar quanto o pessoal de uma pessoa podem sofrer danos gerando problemas ainda maiores para o indivíduo. Conversar com colegas a respeito das suas necessidades de acomodação também é bastante válido, afinal, num ambiente de trabalho estamos quase sempre rodeados de pessoas, e a devida preocupação com o bem-estar de todos é um fator essencial para garantir boas relações e consequentemente uma boa jornada de trabalho.
Se você enquanto colaborador, gestor ou profissional autônomo tem enfrentado efeitos de estresse e ansiedade, a KUYD é o que você precisa. Com a gente você encontra os melhores conteúdos em saúde mental além dos melhores profissionais para cuidar de você.