Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
KuydKuyd
Leitura: Síndrome da Impostora ou Impostor
Aa
Aa
KuydKuyd
Pesquisar
© 2023 Kuyd. Todos os direitos reservados.
Geral

Síndrome da Impostora ou Impostor

Kuyd
Última Atualização: 05/04/2023 - 09:05
Kuyd
Compartilhar
Leitura: 5min.

Quem nunca passou pela seguinte situação: você tem uma ideia muito boa de algo para si mesmo. Uma coisa que gostaria de realizar, como uma meta ou um sonho. Logo após isso bate aquela sensação de incapacidade, como se fosse impossível ou pelo menos muito improvável que você realize o que pensou.

É claro que isso é algo comum e que acontece sempre, ainda mais com ideias e pensamentos que claramente não fazem o menor sentido, mas que são divertidos ainda assim, tipo o famoso termo “viajar na maionese” que além de ajudar no processo criativo, nos ajuda a ter bom humor e um certo otimismo.

O problema mesmo é quando nos permitimos ter crenças limitantes sobre sonhos que além de possíveis diante da realidade, também são a nossa principal fonte de motivação. Nessas horas a autocrítica revela uma perspectiva pessimista que pode ser prejudicial à autoestima e autoimagem.

Toda essa visão redutiva de si mesmo tem até um conceito psicológico conhecido como síndrome do impostora ou impostor, característica que está relacionada a um padrão de comportamento de insegurança, em que a gente acaba se rebaixando para evitar que os outros tenham da gente uma sensação de fraude ou incompetência.

E às vezes, isso pode acabar se tornando um hábito. Um reflexo de como nos enxergamos, colocando limite ao potencial que cada um de nós precisa desenvolver, que consiste em correr certo risco aqui, ser um pouco ousado ali, tudo para não se permitir ficar desmotivado antes mesmo de tentar.

Em todo o caso, essa autocrítica nada mais é do que o conjunto de crenças internas e valores negativos que temos de nós mesmos. Exercitamos tanto a autocrítica que ela se torna para nós uma realidade. Só com a mudança de postura e aceitação do nosso valor podemos parar com esse padrão limitante.

E para exercitar essa mudança de perspectiva, nada como trabalhar seu empoderamento focando no que você faz de melhor ou considera que sejam os seus pontos fortes. Terapia é uma excelente ferramenta para impulsionar esse autoconhecimento e aqui mesmo na Kuyd você encontra os melhores profissionais para te ajudar a promover o seu bem-estar.

Fonte: https://www-greatlakespsychologygroup-com.translate.goog/anxiety-stress/working-with-the-inner-critic/?_x_tr_sl=auto&_x_tr_tl=en&_x_tr_hl=en

O que você sente após a leitura?
Inspiração0
Acolhimento0
Curiosidade0
Indiferença0
Discordância0
Artigo Anterior Transforme seus sonhos em pequenas ações
Próximo Artigo Saia do turbilhão da preocupação
Deixe um comentário Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Dicas para um relacionamento sem ciúmes!
Geral 2 anos atrás
Mensagem do dia
Geral 2 anos atrás
Como não se relacionar com pessoas
Geral 2 anos atrás
Mensagem do dia
Geral 3 anos atrás
Como driblar a ansiedade no ambiente de trabalho
Geral 3 anos atrás
Descubra e comunique seus limites!
Geral 3 anos atrás
Impor limites é amor também!
Geral 3 anos atrás
Mensagem do dia
Geral 3 anos atrás

Categorias

  • Geral
KuydKuyd

© 2023 Kuyd. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Esqueceu sua senha?