Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
KuydKuyd
Leitura: Agindo na complexidade
Aa
Aa
KuydKuyd
Pesquisar
© 2023 Kuyd. Todos os direitos reservados.
Geral

Agindo na complexidade

Kuyd
Última Atualização: 24/02/2023 - 17:05
Kuyd
Compartilhar
Leitura: 4min.

Está tudo acontecendo muito rápido. As constantes informações que consumimos nas redes sociais causam a impressão de que a vida passa cada vez mais veloz. O tempo todo são notícias, eventos, mensagens, likes e muita, muita gente mesmo, produzindo cada vez mais conteúdo.

Nesse contexto em que a gente se insere, é normal se sentir meio perdido. Tão normal que tem até um termo para definir esse mundo tão caótico. O mundo VUCA, sigla em inglês para Volatilidade (Volatile), Incerteza (Uncertain), Complexidade (Complex) e Ambiguidade (Ambiguous).

Criado nos anos noventa para tentar definir o cenário de incertezas que o mundo começava a viver, a sigla engloba toda a velocidade das mudanças que acontecem rotineiramente. A partir dela se criou toda uma preparação voltada a pensar o dilema de ter uma vida organizada e não ser tão afetado pela inconstância dos acontecimentos.

E como é difícil se planejar adequadamente sem se deixar levar pela mecanização, agir na complexidade se tornou um desafio. Pensar, sentir e tomar decisões com tanta coisa em mente pode fazer a gente se sentir estagnado. Tipo um estado de inércia, em que a gente vai sendo levado sem saber para onde.

Nessas horas é fundamental que a gente tente construir um pouco de resiliência, vivendo um dia de cada vez e limitando nossas expectativas ao que devemos e podemos controlar. A frequente mudança das coisas deve ser encarada com leveza, por isso se manter flexível e levar com naturalidade tudo que acontece ao nosso redor é a melhor forma para ser capaz de agir diante da complexidade.

Foque em alguns objetivos, metas simples e tente não cobrar tanto de si mesmo. Todo mundo tem o próprio ritmo desse mundo tão rápido e caótico, você só tem que encontrar o seu. Lembrando que sempre dá para pedir ajuda quando estiver difícil de lidar com tudo ao mesmo tempo, e aqui mesmo na Kuyd você tem acesso aos melhores profissionais em saúde mental na palma da sua mão.

Fonte: https://hbr.org/2014/01/what-vuca-really-means-for-you

O que você sente após a leitura?
Inspiração0
Acolhimento0
Curiosidade0
Indiferença0
Discordância0
Artigo Anterior Autocompaixão
Próximo Artigo Alguns desafios do autocuidado
Deixe um comentário Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Dicas para um relacionamento sem ciúmes!
Geral 2 anos atrás
Mensagem do dia
Geral 2 anos atrás
Como não se relacionar com pessoas
Geral 2 anos atrás
Mensagem do dia
Geral 3 anos atrás
Como driblar a ansiedade no ambiente de trabalho
Geral 3 anos atrás
Descubra e comunique seus limites!
Geral 3 anos atrás
Impor limites é amor também!
Geral 3 anos atrás
Mensagem do dia
Geral 3 anos atrás

Categorias

  • Geral
KuydKuyd

© 2023 Kuyd. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Esqueceu sua senha?